quinta-feira, 5 de agosto de 2010

O POTENCIAL DA HISTÓRIA DA CAPITAL PARAIBANA NO DESENVOLVIMENTO DO SEU TURISMO CULTURAL

Por Guilherme Gomes da Silveira d'Avila Lins *

Na percepção de uma pessoa comum como eu, é natural que, diante de qualquer cogitação acerca do desenvolvimento das atividades turísticas politicamente corretas em uma determinada cidade, os seus potenciais usuários tenham em mente certos requisitos ou expectativas inerentes àquelas finalidades.



Esses potenciais visitantes que buscam atividades de lazer esperam encontrar na cidade por eles escolhida — além de uma infra-estrutura operacional, necessária para se receber turistas — determinadas características básicas como, por exemplo, clima aprazível, povo de índole acolhedora, uma razoável variedade de recursos naturais, peculiaridades interessantes no conjunto arquitetônico e urbanístico daquele lugar, assim como uma atraente diversidade na cultura local, seja popular, seja erudita.


Muito a propósito, tais características básicas servem como uma luva à capital paraibana ou, melhor dizendo, à toda grande João Pessoa, composta de vários municípios, embora deva-se admitir que a Paraíba despertou um pouco tarde para a indescartável realidade do turismo no mundo moderno. De todo modo, antes tarde do que nunca. Afinal de contas, há bastante tempo o turismo, como meio de desenvolvimento econômico e social das cidades, vem sendo praticado em todo o mundo civilizado, desde que essas cidades disponham de produtos turísticos apetecíveis e que merecem ser ofertados ao mundo exterior.


No meu modesto entender, em princípio, as diretrizes do planejamento turístico de uma determinada cidade devem ser concebidas de uma forma, a mais autêntica possível e fiel às suas realidades locais, e precisam também se revestir, tanto quanto oportuno, de um formato educativo e até pedagógico, a fim de que possam ser vistas como representativas da identidade cultural daquele específico lugar. Noutras palavras, aos turistas faz-se necessário oferecer as fantásticas realidades daquele específico lugar e não as alegóricas realidades alienígenas.


Ainda na opinião de um leigo em turismo como eu, ou seja, no entendimento de alguém que não fabrica o pão, apenas o degusta e o consome, quero crer que o planejamento turístico de uma localidade deveria ficar sob o manto de uma política reguladora do poder público. É evidente que não se pode descartar aí a desejável colaboração da iniciativa privada, tanto nas idéias que são propostas, quanto na participação financeira da sua viabilização.


No caso particular da grande João Pessoa, por exemplo, parece razoável que um planejamento global de turismo dar-se-ia através de um trabalho conjunto, mediante convênios entre os poderes executivos de cada um dos municípios aí envolvidos, tendo como objetivo comum a sistematização integrada das mais diversas ações de lazer a serem ofertadas aos visitantes daquém e dalém mar.


Afunilando agora o propósito essencial destas minhas palavras, devo dizer que raros são os rincões deste País que — além de possuírem aqueles requisitos básicos, há pouco mencionados, sinalizadores de um turismo promissor — também dispõem de uma História rica, embasada em crônicas primordiais ou documentos contemporâneos do seu próprio alvorecer, fontes estas que contêm elementos históricos preciosos, os quais se prestam muito bem para propósitos turísticos do melhor nível.


Sem dúvida, a Paraíba, mais particularmente a atual grande João Pessoa, se enquadra entre aqueles privilegiados rincões brasileiros que possuem uma História rica, como a que acabo de caracterizar. Suas fontes históricas primárias nos dão conta, à guisa de ilustração, de primitivos trajetos fluviais e de antigos monumentos arquitetônicos de valor inestimável, como é o caso das nossas primitivas fortificações, assunto ao qual venho dedicando minhas pesquisas históricas há já algumas décadas.


É bem verdade que atualmente, excetuando o forte do Cabedelo (já numa versão arquitetônica do Século XVIII, portanto, bastante tardia), não mais existe a quase totalidade daqueles monumentos arquitetônicos a que me referi, entretanto, eles não estão absolutamente perdidos. Acerca de alguns deles, como o forte da fundação desta capital, possuo inclusive as suas características arquitetônicas, bastante fiéis, resultado de meus longos estudos pachorrentos.


Dessa maneira, vários desses antigos fortes da grande João Pessoa poderiam ser reconstruídos, gradativamente, sem muito ônus, já que eles eram de pequeno porte e tinham a estrutura de madeira rebocada, além do fato de ser hoje quase irrisório o custo decorrente da desapropriação dos respectivos terrenos para o interesse público.


Assim, esses fortes serviriam para fins culturais, compondo um grandioso cenário histórico, muito propício às atividades turísticas desta terra, à semelhança do que se pode observar em vários locais do mundo, todavia, com mais vantagens. Digo com mais vantagens porque o produto final desse empreendimento, em médio prazo, não seria apenas um único e já extinto monumento a ser recuperado do limbo em que se encontra, mas sim um grande sítio histórico-arqueológico formado por vários monumentos arquitetônicos do Século XVI.


Os propósitos turísticos dessa grande iniciativa cultural nem precisariam esperar o término de todas as obras para essas finalidades. Já a partir da reconstrução do primeiro antigo forte tais objetivos poderiam ser prontamente operacionalizados e iriam se ampliando progressivamente. Vale até a pena lembrar aqui que durou somente cerca de um mês de trabalho efetivo para se completar a edificação original de um daqueles fortes do Século XVI, ou seja, o forte do Varadouro, que marcou a conquista da Paraíba e que, no meu entender, deveria ser a primeira daquelas reconstruções, servindo também de museu. Aliás, como já antecipei, a correta fisionomia arquitetônica e a verdadeira localização do primitivo e extinto forte do Varadouro são perfeitamente conhecidas, mercê das pesquisas que pude realizar neste sentido.


Enfim, o novo forte do Varadouro teria, simbolicamente, alguns membros da sua guarnição vestidos em trajes da época, além de um guia devidamente treinado para contar aos turistas (e também aos alunos e demais habitantes desta terra) os fatos mais representativos daquele monumento histórico, além de alguns outros fatos da sua época. Como esse forte do Varadouro tinha as costas voltadas para o rio Sanhauá, situando-se à beira de um outrora excelente cais natural, posso agora, adicionalmente, dar asas à imaginação para enriquecer mais esse quadro.


Fico, pois, a vislumbrar também a construção de uma caravela adequadamente construída — e não daquele tipo vexaminoso que quase naufragou por ocasão das comemorações dos 500 anos do Brasil — fundeada no rio Sanhauá a fim de levar seus passageiros, turistas ou moradores da terra, para um belo passeio cultural. Ela navegaria no rumo do Paraíba, rio abaixo, passando mais adiante pela praia (fluvial) do Jacaré e depois pela atualmente denominada ilha da Restinga (onde existiu uma pequena fortificação no Século XVI protegendo a morada do inditoso Manoel de Azevedo, o primeiro Provedor da Fazenda Real na Capitania da Paraíba, como pude demonstrar). Daí seguiria em frente até o forte do Cabedelo, hoje com feição bem diferente da original. Deste ponto a caravela retornaria pela margem esquerda do rio Paraíba, passando pelo local do pioneiro forte de São Filipe e São Tiago (primeira semente efetiva da conquista desta terra, entretanto, malograda, forte este que também poderá ser reedificado oportunamente). Depois disso a caravela passaria pelo sítio do antigo forte do Inobi (sob a invocação de Santa Margarida, como também pude verificar), situado igualmente à margem esquerda do rio Paraíba. Finalmente, ela atracaria junto ao antigo porto da canária, e não da "porto da casaria", como bem retificou o saudoso Otacílio Nóbrega de Queiroz e, mais tarde, tive também a oportunidade de ratificar a mesma contestação. Este porto da canária foi posteriormente chamado de varadouro das naus do rio Sanhauá e hoje constitui um local bastante assoreado, quase irreconhecível, da parte baixa do Bairro do Varadouro na capital paraibana.


Incidentalmente, abro aqui um espaço para dizer que não consigo imaginar outra iniciativa mais eficaz do que a reconstrução do forte do Varadouro, que acabo de sugerir, com meio suscitador de uma verdadeira revitalização do Bairro do Varadouro, outrora tão importante e hoje tão decadente. Assim me posiciono porque entendo que uma revitalização desse tipo vai muito além da pintura dos seus prédios e da pontual restauração de algumas de suas edificações naquela área. Advirto, desde já, que não pretendo aqui minimizar o louvável trabalho até agora realizado nesse sentido, o que, por si só, já constitui um importante passo entre os vários que deveriam ser ainda palmilhados. O que quero dizer é que, no meu parecer, revitalizar uma área urbana decadente, em última análise, é vivificar essa área. É restaurar não apenas a sua aparência, mas também mobilizar efetivamente o interesse social por ela. Sem se promover o resgate desse interesse social, enfim, sem se promover, de algum modo eficaz, a recuperação do antigo valor que essa importante área urbana teve mas perdeu, tornando-se aos poucos decadente em decorrência do deslocamento topográfico do seu primitivo interesse, o resultado do que já foi feito até agora será, infelizmente, uma área urbana limpa e bem apresentável, entretanto, sem que isto interfira na sua decadência e no seu progressivo despovoamento.


É preciso lembrar que os bairros de uma cidade são como as pessoas: eles nascem, crescem, atingem a adultícia e a sua maior pujança para depois envelhecerem progressivamente e, se não receberem a tempo os necessários cuidados geriátricos, certamente morrerão bem mais cedo do que se pode esperar.


Voltando agora aos sucessivos passos daquele vasto sítio histórico--arqueológico, de inegável valor cultural e enorme potencial turístico, posso agora entendê-los, na parte ou no todo, como os atos de uma grandiosa peça teatral. Os elementos que a compõem podem ser comparados a "recriações" ou "remontagens" de um "cenário" histórico a ser visto e "revivenciado" por uma "platéia" de "expectadores-atores", ou seja, a própria população desta terra e os turistas curiosos quanto às origens deste País. Estes últimos serão, a princípio, atraídos por algum criativo apelo publicitário com objetivos turísticos, mas se transmutarão em naturais multiplicadores dos afluxos turísticos subseqüentes, mediante a divulgação que, por certo, eles próprios farão após sua inesquecível experiência cultural, inédita neste País.


Assim, a grande João Pessoa, detentora de tanta riqueza histórica, poderá vir a representar, em médio prazo, um dos mais importantes pólos turísticos nacionais em função do seu incomum filão cultural, ainda virgem como produto turístico, de relativo baixo custo porém de elevado nível para a promoção do desenvolvimento social e econômico dessa terra.



* Professor Emérito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Membro Efetivo do Instituto Paraibano de Genealogia e Heráldica (IPGH), Membro Efetivo do Instituto Histórico e Geográfico Paraíbano (IHGP), Membro Honorário do Instituto Histórico e Geográfico do Cariri (IHGC), Membro Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de Campina Grande (IHGCG), Membro Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN), Membro Correspondente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP), Membro Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL), Membro Correspondente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), Membro Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP), Membro Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná (IHGPR), Ex-Pesquisador de História do Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional da Universidade Federal da Paraíba (NDIHR/UFPB), Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores - Regional da Paraíba (SOBRAMES - PB), Membro Efetivo da Academia Paraibana de Medicina (APMED), Membro Colaborador da Associação Paraibana de Imprensa (API), Membro Efetivo da Academia de Letras e Artes do Nordeste - Núcleo da Paraíba (ALANE - PB) e Membro Efetivo da Academia Paraibana de Letras (APL).

Um comentário:

  1. Esta reflexão é de extrema importância, mas mais importante ainda é o fato de que quem deveria discutir o tema: PMJP, Governo do Estado da PB, IPHAN e IPHAEP, estão "desensinando" o conceito de revitalização no Centro de JP. O confundem com reforma estrutural e estética. Sem normatização de função ou nova demanda específica... Não gera compromisso com nada. O que é um pensamento pequeno, que só dura o tempo da tinta secar e sem real penetração social. Coisa pra inglês e eleitor iludido ver e bater palmas vazias.

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